Viúva de Navalny vaiada por ucranianos na Web Summit. "Apoia a guerra?"

Yulia Navalnaya falava sobre dissidência digital e autoritarismo quando foi interrompida por manifestantes ucranianos, que gritaram "parem a Rússia, parem a guerra".

NotíciaVídeo

© Tyler Miller/Sportsfile for Web Summit via Getty Images

Notícias ao Minuto
12/11/2024 17:50 ‧ 12/11/2024 por Notícias ao Minuto

Tech

Guerra na Ucrânia

Yulia Navalnaya, a viúva do opositor russo Alexei Navalny, foi vaiada, esta terça-feira, por manifestantes ucranianos na cimeira tecnológica Web Summit, em Lisboa. Enquanto discursava, a atual líder da oposição russa, foi interrompida e questionada sobre se apoia a guerra na Ucrânia.

 

"Parem a Rússia, parem a guerra", começou a ouvir-se num dos pavilhões da Web Summit, enquanto Yulia Navalnaya falava sobre dissidência digital e autoritarismo.

Face aos protestos, a mulher de Navalny decidiu chamar uma das manifestantes ao palco, que questionou: "Gostaria de perguntar, se possível, se enquanto líder da oposição russa, apoia a Rússia na guerra contra a Ucrânia?"

"Não tentem encontrar inimigos. Sou contra esta guerra", respondeu a política russa. "Não acredito que pessoas vêm a este palco perguntar-me a mim, à viúva da principal voz da Rússia, se apoio ou não a guerra. Eu não apoio a guerra".

"Acho que esta guerra deve parar imediatamente. Todas as tropas russas devem voltar à Rússia. E isso devia acontecer não hoje, mas ontem", completou.

O protesto ucraniano foi organizado pela ativista Khrytstyna Zhuk, que divulgou vários vídeos do momento nas redes sociais. Antes, tinha apelado aos concidadãos a juntar-se à manifestação pelas 12h15, para "recordar aos participantes na conferência a guerra na Ucrânia e a inadmissibilidade de convidar cidadãos do país agressor para conferências internacionais".

Pode ver o momento em que Yulia Navalnaya é interrompida na galeria acima

Leia Também: Web Summit com recorde de 71.528 participantes de 153 países

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas