"O Presidente da República manifesta a sua profunda consternação perante o ataque horrendo num mercado de Natal em Magdeburgo, na Alemanha, e reitera o repúdio de toda a violência contra civis", é referido numa nota na página na Internet da Presidência.
No mesmo comunicado, Marcelo Rebelo de Sousa apresentou "as suas profundas condolências aos familiares das vítimas mortais, deseja uma rápida recuperação aos feridos e envia uma mensagem de sentida solidariedade ao povo alemão".
Segundo o governador de Saxony-Anhalt, Reiner Haseloff, as duas vítimas mortais são um adulto e uma criança pequena, embora não descarte a possibilidade de se virem a confirmar mais mortes.
Um automóvel avançou contra um movimentado mercado de Natal, hoje, pelas 20:00 locais (19:00 em Lisboa), em Magdeburgo, cidade a cerca de 160 quilómetros de Berlim, com cerca de 240 mil habitantes.
O condutor do veículo e único suspeito, um médico saudita, foi detido quando tentava fazer marcha-atrás.
"À luz dos factos conhecidos, o suspeito é o único autor do crime, pelo que não há, para já, qualquer perigo para a cidade", declarou o governador de Saxony-Anhalt, Reiner Haseloff, numa conferência de imprensa.
O suspeito é um médico saudita de 50 anos que chegou à Alemanha em 2006, declarou a ministra do Interior de Saxony-Anhalt, Tamara Zieschang, numa conferência de imprensa.
O condutor do veículo foi detido pouco depois de o mesmo embater contra a multidão que se encontrava no mercado.
Além dos 15 feridos graves, 37 pessoas apresentam ferimentos moderados e 16 feridas ligeiras.
Leia Também: Montenegro condena "horrendo ataque" a mercado de Natal na Alemanha