A Comissão Europeia desembolsou hoje o quinto pagamento a Portugal, no valor de 2,9 mil milhões de euros, ao abrigo do Mecanismo de Recuperação e Resiliência (MRR).
"Se esta é mais uma importante etapa cumprida, existem ainda mais quatro pedidos de pagamento para apresentar, tendo o sexto, referente a 30 marcos e metas, sido submetido no passado dia 14 de novembro", assinalou, numa 'newsletter', a Estrutura de Missão Recuperar Portugal, que monitoriza a implementação do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
O pagamento inclui 1,65 mil milhões de euros em subvenções e 1,25 mil milhões de euros em empréstimos.
Este pedido de desembolso foi apresentado por Lisboa em 03 de julho, tendo Bruxelas dado uma avaliação positiva do cumprimento dos 27 marcos e 15 metas previstos no Plano de Recuperação e Resiliência.
A Estrutura de Missão Recuperar Portugal ressalvou que os desafios são vários, a começar "pelo tempo limitado deste mecanismo".
Contudo, comprometeu-se a encontrar as soluções mais adequadas para ultrapassar os obstáculos tendo em vista a execução total do plano.
"Acredito que, com a determinação de todos os atores envolvidos, mantendo e reforçando o espírito de colaboração, bem como a visão estratégica, continuaremos a fazer este caminho com os resultados positivos que pretendemos alcançar para o país", afirmou, citado na mesma nota, o presidente da Estrutura de Missão Recuperar Portugal, Fernando Alfaiate.
O MRR é um instrumento temporário, que se insere no Plano de Recuperação da Europa (NextGenerationEu), através do qual Bruxelas mobiliza fundos para que os Estados-membros façam reformas e investimentos.
Em Portugal, o PRR tem, atualmente, uma dotação de 22.216 milhões de euros.
O PRR, que tem um período de execução até 2026, pretende implementar um conjunto de reformas e investimentos tendo em vista a recuperação do crescimento económico.
Além de ter o objetivo de reparar os danos provocados pela covid-19, este plano tem o propósito de apoiar investimentos e gerar emprego.
Leia Também: Beneficiários do PRR receberam 6.050 milhões de euros até quarta-feira