"Notámos que houve uma maior sensibilização por parte das pessoas para deitar o lixo nos sítios adequados, para além do reforço realizado de 156 contentores nos locais com uma maior produção de resíduos, de modo a facilitar uma correta deposição dos mesmos" afirmou Cristina Pedra, que se deslocou ao Funchal hoje de manhã para acompanhar a operação de limpeza.
Foram envolvidos na limpeza cerca de 140 trabalhadores e 26 viaturas, incluindo seis autovarredouras, seis viaturas de caixa aberta, cinco autotanques, quatro minicarros de apoio e quatro viaturas de recolha de resíduos.
A operação teve início às 06:00 e prolonga-se até às 20:00, disse a autarca, realçando que "a cidade já está limpa e pronta para ser desfrutada novamente".
"O Funchal, em poucas horas, está completamente limpo e organizado. Isto só é possível graças ao esforço das pessoas e aos investimentos que têm sido feitos", sublinhou.
De acordo com a presidente da Câmara a noite "foi calma", com o registo de 11 ocorrências, das quais sete resultaram em encaminhamentos hospitalares por motivos de quedas e doenças súbitas.
A Noite do Mercado é uma tradição do Natal madeirense, que acontece todos os anos em 23 de dezembro e foi criada para serem feitas as últimas compras de produtos hortícolas e das frutas da época, além de elementos para decorar as casas.
À mistura, eram consumidas algumas bebidas nos bares nas ruas das imediações e eram entoados alguns cânticos.
Com o passar dos anos, as pessoas começaram a "dar mais força" a esta tradição e, há mais de duas décadas, começou a ser um dos ajuntamentos mais participados da quadra natalícia, com milhares de locais e visitantes a reunirem-se naquela zona da cidade para uma noite de convívio e diversão.
Leia Também: Chuva no Natal? Só nas ilhas. Continente com "céu geralmente limpo"