Com as previsões meteorológicas do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) a apontar para uma Passagem de Ano ‘fresquinha’, poderá sentir-se tentado a recorrer à lareira ou aparelhos semelhantes. Se o fizer, tenha cuidado com o monóxido de carbono e siga os conselhos da Polícia de Segurança Pública (PSP).
“Há equipamentos, como lareiras ou braseiras, que podem libertar um gás tóxico, invisível e sem cheio, que pode matar”, salientaram as forças de segurança, na rede social Facebook.
A PSP recomendou que “não se aqueça com aparelhos destinados a outros usos”, como é o caso do braseiro ou do grelhador, devendo “manter o ar ventilado”.
Além disso, “não guarde as garrafas de gás em caves ou junto a fontes de calor” e, “antes de se deitar ou sair de casa, verifique se apagou os desligou os equipamentos de aquecimento”.
Também deverá evitar “dormir próximo dos equipamentos de aquecimento” mas, “se alguém estiver com sintomas de intoxicação, contacte o Centro de Informação Antivenenos”, no número 800250250. Em casos graves, contacte o 112.
Leia Também: Brinde ao Ano Novo será feito com bom tempo (mas bastante frio)