O Governo pagou 44,64 milhões de euros às autoridades de transportes para saldar as contas do ano passado, relativas aos encargos com a medida dos passes gratuitos para os jovens estudantes. O executivo de António Costa tinha destinado 126 milhões de euros no Orçamento do Estado para a aplicação da medida, mas revelou-se insuficiente. Ao todo foram necessários 158,25 milhões de euros.
"Estamos a corrigir mais uma situação herdada pelo Governo anterior, o que evidencia o nosso compromisso não só com o cumprimento das medidas que temos anunciado, mas também com o equilíbrio orçamental virtuoso", explicou o ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, num comunicado.
O atual executivo esclarece que foi possível avançar com o pagamento devido à entrada em vigor do Orçamento do Estado para 2025.
"O Governo está focado em garantir a previsibilidade e regularidade nos pagamentos às autoridades de transportes e, consequentemente, aos operadores, parceiros fundamentais à concretização desta política pública", acrescentou o ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz, na mesma nota.
Recorde-se que, no final do ano passado, o Governo alargou o passe gratuito para todos os jovens até aos 23 anos, sejam ou não estudantes.
Leia Também: Transportes vão receber 6,4 milhões por passe Social+ e Sub23@superior