A Proteção Civil alertou, este sábado, para a possibilidade de "inundações em área urbana" na zona Norte e Centro de Portugal continental devido à passagem da depressão Herminia, que traz vento, chuva e agitação marítima.
"Os efeitos são inundações em área urbana devido à chuva forte e persistente que se vai registar nestes dias", afirmou o comandante adjunto de operações nacionais da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, Carlos Mata, em conferência de imprensa.
O responsável alertou que "o piso vai estar escorregadio" e, por isso, recomenda-se "uma cautela bastante grande na circulação nas vias, sobretudo naquelas que forem mais afetadas".
Devido à possibilidade de ventos fortes, a Proteção Civil recomendou também à população que "fixem estruturas que não estejam devidamente fixas", para "não se soltarem e provocarem danos".
Já sobre a agitação marítima, o responsável pediu aos cidadãos que tenham "cautela" e "não se aproximem de zonas inundáveis pelas ondas".
Segundo a Proteção Civil, "a situação mais gravosa" da passagem da depressão Herminia "será durante a noite e madrugada".
Sublinhe-se que a depressão Herminia já chegou a Portugal e colocou vários distritos sob alerta devido à agitação marítima, vento e precipitação, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A depressão, que atingiu o Norte de Portugal durante a madrugada deste domingo, vai estender-se ao resto do território na madrugada de segunda-feira, colocando todos os distritos costeiros sob aviso laranja ou vermelho devido à agitação marítima.
Leia Também: Cinco distritos sob aviso vermelho devido à agitação marítima