As imagens da detenção dos últimos dois fugitivos de Vale de Judeus

Evadidos foram recapturados na quinta-feira, em Alicante, Espanha.

NotíciaVídeo

© X/Polícia Nacional

Natacha Nunes Costa
07/02/2025 10:41 ‧ há 1 hora por Natacha Nunes Costa

País

Vale de Judeus

As autoridades partilharam o vídeo da detenção dos últimos dois fugitivos da prisão de Vale de Judeus, recapturados na quinta-feira, 6 de fevereiro, em Alicante, Espanha.

 

Nas imagens é possível ver um dos reclusos de casaco preto a entrar num armazém, tranquilamente. Pouco depois, chegam vários carros e elementos policiais - da Polícia Nacional e Polícia Judiciária (PJ) -  que detém ambos os evadidos.

O vídeo termina com o argentino Rodolfo Lohrmann e o britânico Mark Roscaleer no chão, algemados.

Recorde-se que ambos estavam em fuga desde setembro de 2024, quando se evadiram da cadeia de Vale de Judeus, junto com outros três reclusos, já recapturados.

Fábio Loureiro, conhecido como 'Terror do Algarve' foi o primeiro dos cinco fugitivos de Vale de Judeus a ser apanhado, em outubro de 2024, um mês depois da fuga. Foi a companheira quem 'levou' as autoridades até Marrocos, onde este estava escondido.

Um mês e meio depois, a 22 de novembro, foi também recapturado o português Fernando Ribeiro, de 61 anos, em Trás-os-Montes, pela PJ.

Já Shergili Farjiani, um georgiano, de 40 anos, que se encontrava a cumprir sete anos de cadeia por furto, violência e falsificação antes de fugir de Vale de Judeus, foi detido em Itália, em dezembro.

Para o fim ficaram, alegadamente, os mais perigosos. O argentino Rodolfo José Lohrmann tem, segundo a PJ, "uma extensa carreira criminal, referenciado pelo envolvimento em criminalidade altamente organizada e especialmente violenta, de âmbito internacional, dos quais se sublinham os crimes de associação criminosa, branqueamento, roubo a banco, detenção de arma proibida, falsificação/contrafação de documentos e furto qualificado".

Quando fugiu, cumpria uma pena de prisão de 20 anos, com data da primeira reclusão a 16 de novembro de 2016.

Já o britânico Mark Cameron Roscaleer está referenciado pela prática de criminalidade especialmente violenta, como roubo com arma de fogo e sequestro. O recluso cumpria uma pena de prisão de nove anos, com início de reclusão a 10 de maio de 2019.

Leia Também: Dois últimos fugitivos de Vale de Judeus recapturados em Espanha

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas