Os últimos dois fugitivos de Vale de Judeus foram recapturados, na quinta-feira, em Alicante, Espanha. Já esta sexta-feira, numa conferência de imprensa, as autoridades portuguesas e espanholas revelaram mais detalhes da recaptura dos dois evadidos e partilharam um vídeo que mostra o momento em que os dois homens foram apanhados numa oficina automóvel.
"Ontem, foi rápido. Eu estava mesmo aqui ao lado e, de repente, um carro fez uma travagem brusca aqui", começou por contar um funcionário da oficina, que presenciou o momento, à CNN Portugal, acrescentando que quando o carro entrou "muita gente começou a sair".
Continua, contando que dois polícias "saltaram para cima de um rapaz" - um dos evadidos - que, de acordo com a estação televisiva, era o britânico Mark Roscaleer.
Neste momento, começaram a chegar "muitos" polícias, alguns deles à paisana, e que seriam entre 15 a 20 polícias "ou até mais".
"Alguns começaram a neutralizá-lo, depois apareceram outros por aqui à procura de outro tipo que estava lá dentro, na receção", referindo-se ao argentino Rodolfo Lohrmann.
O funcionário da oficina afirmou que foi tudo "muito rápido" e que desconhecia que os dois homens eram perigosos.
"Não sabia quem eram. Não sabíamos nada sobre eles. Já os tínhamos visto e até já tínhamos falado com eles, antes de entrarem na receção porque já tinham vindo pedir um orçamento, mas não sabíamos quem eram. Desconhecíamo-los por completo", contou, descrevendo-os como "simpáticos".
O jovem adiantou ainda que os dois fugitivos tinham ido à oficina com um Porsche Cayenne, preto, de 2005 e, segundo conta a CNN Portugal, tinham ido trocar os pneus da viatura. A testemunha acrescentou que não tinha ido ver o carro, mas que num vídeo partilhado pela polícia descobriu que, no porta-luvas, estava uma arma.
Note-se que Rodolfo Lohrmann e Mark Roscaleer eram os últimos dois evadidos de Vale de Judeus que ainda se encontravam em fuga.
Esta sexta-feira, a Polícia Judiciária (PJ) e a Polícia Nacional espanhola fizeram uma conferência de imprensa onde detalharam mais pormenores da detenção dos dois últimos reclusos.
"Nunca pensámos que em vez de um detido íamos ter dois. Foi a cereja em cima do bolo", disse o diretor da PJ, Luís Neves, acrescentando que acreditavam que só iam apanhar apenas o argentino.
De recordar que, no dia 7 de setembro de 2024, cinco reclusos colocaram-se em fuga da prisão de Vale de Judeus.
Fábio Loureiro, português de 33 anos, foi recapturado a 7 de outubro de 2024, em Tangêr, Marrocos, e está a aguardar a extradição para Portugal.
Um mês mais tarde, Fernando Ribeiro, de 61 anos, também português, foi detido numa casa no concelho de Montalegre.
O georgiano Shergili Farjani, de 40 anos, foi apanhado em Itália, no dia 10 de dezembro.
Quando fugiram, os cinco reclusos cumpriam penas entre os sete e os 25 anos de prisão, por tráfico de droga, associação criminosa, roubo, sequestro e branqueamento, entre outros crimes.
Leia Também: "Nunca pensámos que íamos ter dois detidos. Foi a cereja no topo do bolo"