Idosos de Esposende em situação de risco têm botão para pedirem ajuda

Os idosos de Esposende em situação de risco, isolamento ou vulnerabilidade social vão beneficiar de um sistema de teleassistência, bastando-lhes premir um botão para terem ajuda imediata da GNR, foi anunciado esta terça-feira.

Notícia

© Reuters

Lusa
11/02/2025 16:31 ‧ há 3 horas por Lusa

País

Esposende

Segundo o município, nesta fase piloto serão abrangidas 30 pessoas, com um investimento global próximo dos 27 mil euros.

 

De momento, já estão referenciados cinco utentes.

Hoje mesmo, a Agência para o Desenvolvimento da Sociedade de Informação e do Conhecimento (ADSI) entregou os dispositivos a disponibilizar, gratuitamente, às pessoas beneficiárias do projeto, que passarão a contar com a monitorização permanente da GNR.

Trata-se de um dispositivo que pode ser usado ao pescoço, bastando aos utentes premir um botão durante três segundos para serem atendidos por um guarda do comando de Braga, que terá acesso imediato a todos os seus dados, desde a localização a todo o historial.

Em causa o projeto eGuard -- Sistema de Teleassistência e Monitorização da GNR, que começou a ser implementado em 2017, na Guarda, e que se tem vindo a replicar noutros distritos.

O comandante distrital da GNR de Braga, Carlos Morgado, sublinhou que este é um projeto orientado para combater os efeitos negativos do isolamento e da solidão e garantir melhor qualidade de vida aos idosos.

"No Comando Territorial de Braga, está já a postos a Sala de Situação para atender a este novo modelo de intervenção junto da população idosa, para já do concelho de Esposende", referiu.

O presidente da Câmara de Esposende, Guilherme Emílio, referiu que este sistema representa um "passo significativo" para a melhoria da qualidade de vida da população mais vulnerável do concelho.

"É uma resposta de proximidade e segurança", referiu.

O projeto eGuard tem como objetivo principal assegurar que as pessoas mais velhas e/ou em situação de incapacidade possam permanecer no seu domicílio com segurança, utilizando um dispositivo eletrónico que garante assistência personalizada e permanente.

Para além de prevenir os efeitos do isolamento e da solidão, a iniciativa promove a criação de respostas integradas, tirando partido das sinergias entre os parceiros, com enfoque na segurança, na proteção e promoção de bem-estar social.

O projeto também procura garantir um atendimento imediato em situações de emergência, apoiar a autonomia das pessoas e evitar ou retardar a necessidade de institucionalização, melhorando significativamente a qualidade de vida das pessoas beneficiárias.

O eGuard destina-se a pessoas com 65 anos ou mais que residam no concelho de Esposende há pelo menos dois anos, vivam sozinhas com nenhuma ou escassa retaguarda familiar e se encontrem em situação de vulnerabilidade social e económica.

Contempla ainda pessoas com menos de 65 anos que se encontrem em situação de incapacidade, desde que cumpram as mesmas condições.

A adesão ao projeto é gratuita, sendo os custos suportados pelo município de Esposende.

A prioridade é para as pessoas em situação de maior vulnerabilidade económica, assegurando um acesso equitativo e inclusivo.

Leia Também: Patudos e idosos. O amor (infinito) de Luciana Abreu chega a todos

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas