A Polícia de Segurança Pública (PSP) divulgou, esta segunda-feira, vários conselhos e cuidados a ter na hora de ver as ondas gigantes da Nazaré. Na terça-feira, sublinhe-se, a Praia do Norte vai receber o Nazaré Big Wave Challenge, uma prova de ondas gigantes da Liga Mundial de Surf (WLS).
"As ondas gigantes da Nazaré atraem milhares de visitantes todos os anos, criando um espetáculo único e emocionante. Se está a planear visitar o Município da Nazaré, deixamos alguns conselhos importantes para a sua segurança", explicou a autoridade nas redes sociais.
Assim, deverá evitar levar a sua viatura para a zona do Forte e privilegiar a utilização de transportes públicos. Se decidir levar viatura própria, terá como opções de estacionamento o Parque Atlântico, o parque junto ao Pavilhão Municipal da Nazaré e o parque junto do Porto de Abrigo, na zona sul da vila.
O "melhor local" para ver as ondas gigantes é no Forte São Miguel Arcanjo, mas deverá seguir os seguintes conselhos:
- Cuidado com o vento forte;
- Cuidado com as arribas;
- As crianças são imprevisíveis, nunca as perca de vista, especialmente junto das arribas;
- Respeite as autoridades no local.
O Nazaré Big Wave Challenge conta com 18 dos melhores 'big riders' (surfistas de ondas gigantes) do mundo, incluindo surfistas de renome internacional e locais da Nazaré, divididos em nove equipas.
Cada membro das equipas vai alternar entre surfar as ondas e dirigir o jet ski. As equipas serão divididas em três grupos, sendo que cada grupo participará em duas baterias de 40 minutos. Em disputa vão estar três prémios: Melhor Performance Masculina, Melhor Performance Feminina e Melhor Performance por Equipas.
Leia Também: Nazaré recebe na terça-feira prova de ondas gigantes da Liga Mundial