A Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP/PSP) e a Associação de Profissionais da Guarda (APG-GNR) anunciaram que vão reunir-se, esta quinta-feira, por volta das 18h00, para "discutir o processo negocial com o Governo".
A reunião vai acontecer na sede nacional da APG-GNR, em Lisboa.
Estas negociações entre os sindicatos das forças de segurança e o Governo começaram a 6 de janeiro e estão a "preocupar" as associações.
"Decidiram concertar esforços em conjunto, para que o processo decorra conforme o projetado e o almejado", pode ler-se no comunicado conjunto dos dois sindicatos.
O Ministério da Administração Interna (MAI) iniciou, no mês passado, novas negociações com os sindicatos da PSP e associações da GNR, para discutir tabelas remuneratórias, carreiras e revisão dos suplementos.
O presidente da ASPP, Paulo Santos, disse na altura que já entregou ao MAI as suas propostas de tabela remuneratória, suplementos e alterações ao estatuto profissional da PSP, mas escusou-se a avançar pormenores sobre o que foi apresentado.
Também a APG entregou ao MAI a proposta de alteração ao estatuto profissional da Guarda.
Em julho do ano passado, o Governo e os principais sindicatos da PSP e associações da GNR chegaram a um acordo em relação ao suplemento, que se traduziu num aumento faseado de 300 euros até 2026, passando o suplemento de risco e serviço nas forças de segurança de 100 para 400 euros.
Leia Também: Governo deve fazer "um pouco mais pelos bombeiros do que tem feito"