O ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, nomeou Luís Fernandes como Diretor-Geral da Administração Escolar (DGAE), em regime de substituição, na sequência da saída de Maria Luísa Oliveira, que assumiu funções como Secretária de Estado da Administração e Inovação Educativa, foi esta quarta-feira anunciado.
Segundo uma nota curricular divulgada pelo Ministério da Educação, Luís Fernandes, que se iniciou no cargo na segunda-feira, é mestre em Educação com especialidade em Administração e Organização Escolar pela Universidade Católica Portuguesa, mestre em Educação com especialidade de Desenvolvimento Curricular pela Universidade do Minho e licenciado em Educação Básica na variante de Português e Francês pelo Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
Desempenhava, desde junho de 2029, funções como diretor do Centro de Formação da Associação de Escolas da Póvoa de Varzim e Vila do Conde.
Entre 2016 e 2020, foi membro do Pedagogical Advisory Board Teacher Academy, na Comissão Europeia, e, em 2020, foi perito na European Digital Academy.
Foi também diretor do Agrupamento de Escolas de Freixo, em Ponte de Lima, entre 2009 e 2019, membro do Conselho de Escolas, entre 2014 e 2019, e presidente do Conselho Executivo e do Conselho Pedagógico da Escola C+S de Freixo, em Ponte de Lima, entre 1997 e 2009.
Luís Fernandes substitui no cargo Maria Luísa Oliveira, que na semana passada tomou posse como secretária de Estado da Administração e Inovação Educativa, após a saída de Pedro Cunha, na sequência de uma recente remodelação do Governo de Luís Montenegro.
[Notícia atualizada às 11h26]
Leia Também: Cimeira Luso-Brasileira hoje em Brasília com 11 ministros de Montenegro