Dezenas de espiões avaliam riscos de ameaças violentas em Portugal

O Serviço de Informações de Segurança (SIS) tem uma equipa de cerca de 30 espiões que avaliam as situações de risco político em Portugal, como potenciais acções de violência, conflitos em manifestações ou eventuais atentados contra personalidades, avança esta segunda-feira o Diário de Notícias.

Notícia

© Lusa***

Notícias Ao Minuto
10/12/2012 06:39 ‧ 10/12/2012 por Notícias Ao Minuto

País

SIS

Três dezenas de espiões do Departamento de contra-subversão do Serviço de Informações de Segurança (SIS) avaliam em permanência todos os riscos de ameaças violentas em Portugal, escreve hoje o Diário de Notícias (DN).

As situações de risco alvo de análise vão desde as manifestações, passando por potenciais acções de violência, até à segurança dos políticos mais expostos à contestação popular.

De acordo com o jornal, os relatórios efectuados por esta equipa, que foi reforçada em 2011, servem de guia para os meios que a polícia coloca nas ruas durante as manifestações, por exemplo. 

Contudo, o facto de algumas das análises terem sido hipervalorizadas motivou críticas e alertas de que estes relatórios podem acabar por ser contraproducentes, escreve o DN. 

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas