Um sondagem internacional da Associação Gallup International, uma rede global de empresas de inquéritos e opinião pública, concluiu que apenas 39% dos portugueses é a favor da imigração. Trinta por cento admite ser contra e os restantes veem o fenómeno como "nem bom nem mau" ou preferiram indicar que "não sabem ou não respondem".
Ainda assim, de acordo com os dados recolhidos pela Intercampus para a Gallup International, Portugal é dos poucos países da Europa ocidental em que a taxa de aprovação da imigração é superior à de reprovação.
Nos casos de Áustria, Bulgária, Estónia, Geórgia, Itália, Lituânia, Polónia, Sérvia ou Reino Unido, por exemplo, a taxa de reprovação supera a de aprovação.
© Associação Gallup International
No que toca à tolerância étnica, a sondagem indica que 52% dos portugueses "confia mais nas pessoas que pertencem ao seu grupo étnico do que em pessoas que pertencem a outros grupos étnicos presentes no seu país". Um valor semelhante à média global, que é de 54%.
A sondagem mostra ainda um ranking dos cinco países que registaram o maior aumento e o maior declínio de aprovação de trabalhadores estrangeiros, entre 2011 e 2024.
Entre os cinco países que passaram a aceitar melhor os imigrantes estão os Estados Unidos, a Ucrânia, Espanha, Dinamarca e Polónia.
© Associação Gallup International
Já os países em que se registou um maior declínio na aceitação de imigrantes, nesse espaço temporal, são o Peru, a Coreia do Sul, Índia, Áustria e Colômbia.
Leia Também: Estudo indica que imigrantes não aumentaram índice de criminalidade na Alemanha