Numa publicação na sua página oficial, o município esclarece que, "por precaução e para salvaguarda da segurança de pessoas e bens", a circulação automóvel e pedonal na Avenida D. Carlos I será interrompida, previsivelmente até sábado e "assim que as condições do mar o permitam".
O serviço municipal de Proteção Civil alerta para o agravamento das condições meteorológicas a partir de sexta-feira, com "agitação marítima forte, vento e precipitação".
A Autoridade Marítima Nacional (AMN) e a Marinha alertaram hoje para "um agravamento considerável" das condições meteorológicas e de agitação marítima no Norte de Portugal continental, a partir das 00:00 de sexta-feira e até às 12:00 de sábado.
"A agitação marítima será caracterizada por uma ondulação proveniente do quadrante oeste-noroeste, com uma altura significativa que poderá atingir os sete metros e uma altura máxima de 13 metros, com um período médio a variar entre os 16 e os 17 segundos", indicaram a Marinha e a AMN, em comunicado.
Estão previstos ventos provenientes do quadrante sul-sudoeste, com uma intensidade média de até 65 quilómetros/hora (km/h) e rajadas até 117 km/h.
As duas entidades avisam "toda a comunidade marítima e a população em geral" sobre os cuidados a ter, "tanto na preparação de uma ida para o mar, como quando estão no mar ou em zonas costeiras", incluindo a necessidade de reforçar a amarração e manter uma vigilância apertada das embarcações atracadas e fundeadas.
Outro dos conselhos destas organizações marítimas é "evitar passeios junto ao mar ou em zonas expostas à agitação marítima", de que são exemplo os molhes de proteção dos portos, arribas ou praias, no sentido de evitar ser surpreendido por uma onda.
"Não praticar a atividade da pesca lúdica, em especial junto às falésias e zonas de arriba frequentemente atingidas pela rebentação das ondas, tendo sempre presente que nestas condições o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras", aconselham ainda.
De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), sete distritos de Portugal continental vão estar na sexta-feira, a partir das 12:00, sob aviso laranja (o segundo mais grave numa escala de três) devido à agitação marítima forte, nomeadamente Porto, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga, com a previsão de "ondas de oeste/noroeste com cinco a seis metros, podendo atingir 10 metros de altura máxima".
Leia Também: Metrobus do Porto começará a circular na Avenida da Boavista em maio