Moradores de Loures afetados por derrame de amoníaco regressaram a casa

Os moradores do Prior Velho, no concelho de Loures, que tiveram hoje de ser retirados de casa devido a um derrame de amoníaco numa empresa já foram autorizados a regressar às suas habitações, disse fonte da Proteção Civil.

Notícia

© ShutterStock

Lusa
26/02/2025 21:11 ‧ há 3 horas por Lusa

País

Loures

Um derrame de mil litros de amoníaco, ocorrido na madrugada de hoje numa empresa de produtos alimentares na vila do Prior Velho, no concelho de Loures, distrito de Lisboa, obrigou à retirada de mais de duas dezenas de moradores, devido à elevada concentração deste composto químico.

 

O alerta para esta ocorrência foi dado às 3h53, segundo disse à agência Lusa um porta-voz do Comando Sub-regional da Grande Lisboa da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

Além dos moradores retirados de casa, as empresas da zona envolvente foram obrigadas a encerrar portas, por precaução.

Em declarações à Lusa, pelas 18 horas, o coordenador da Proteção Civil de Loures, Pedro Barbosa, referiu que a situação "já está totalmente normalizada" e que os moradores já foram autorizados a regressar às suas casas.

No mesmo sentido, as empresas afetadas foram também autorizadas a retomar a normal laboração.

"Já conseguimos restabelecer a normalidade na envolvência da empresa. Os valores já foram reduzidos e isso já permitiu às empresas e à população que reside na envolvência da fábrica poder regressar", indicou.

Relativamente à empresa Aviludo, onde ocorreu o derrame de amoníaco, Pedro Barbosa explicou que a situação terá de ser "avaliada internamente" na quinta-feira com os técnicos da manutenção.

Leia Também: Derrame de amoníaco no Prior Velho obrigou a retirar mais de 200 pessoas

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas