O valor total dos pagamentos ascendeu a 6.750 milhões de euros, o que corresponde a 30% da dotação e do montante contratado e a 32% do aprovado.
Destacam-se as empresas, que receberam 2.349 milhões de euros até quarta-feira.
Seguem-se as entidades públicas (1.547 milhões de euros), as autarquias e áreas metropolitanas (834 milhões de euros), as empresas públicas (696 milhões de euros) e as escolas (499 milhões de euros).
Depois surgem as instituições de ensino superior (256 milhões de euros), as famílias (218 milhões de euros), as instituições da economia solidária e social (194 milhões de euros) e, por último, as instituições do sistema científico e tecnológico (159 milhões de euros).
Por sua vez, as aprovações de projetos totalizaram 21.101 milhões de euros, mais 80 milhões de euros em comparação com a semana anterior.
Este montante corresponde a 95% da dotação e do valor contratado.
Com os maiores valores aprovados estão as empresas (6.036 milhões de euros), as entidades públicas (4.929 milhões de euros) e as autarquias e áreas metropolitanas (4.038 milhões de euros).
Evidenciam-se ainda as empresas públicas (2.886 milhões de euros) e as escolas (1.026 milhões de euros).
Com montantes aprovados abaixo de 1.000 milhões de euros aparecem as instituições de ensino superior (804 milhões de euros), as instituições da economia solidária e social (587 milhões de euros), as instituições do sistema científico e tecnológico (538 milhões de euros) e as famílias (257 milhões de euros).
Até quarta-feira o PRR recebeu 354.371 candidaturas, um aumento de 69 face à semana anterior, sendo que 271.508 foram analisadas.
Já as candidaturas aprovadas situam-se em 217.804, mais 331.
Dos 463 marcos e metas acordados com Bruxelas, Portugal cumpriu 147, enquanto 30 estão em avaliação e 13 em fase de apresentação à Comissão Europeia.
Portugal recebeu da União Europeia (UE) 51% do PRR nacional, ou seja, 11.396 milhões de euros.
O PRR, que tem um período de execução até 2026, pretende implementar um conjunto de reformas e investimentos tendo em vista a recuperação do crescimento económico.
Além de ter o objetivo de reparar os danos provocados pela covid-19, este plano tem o propósito de apoiar investimentos e gerar emprego.
Leia Também: Museu Nacional do Azulejo lança em março concurso público para obras