O Governo vai reunir-se em Conselho de Ministros durante a manhã de segunda-feira, 10 de março. A reunião acontece na véspera do debate da moção de confiança.
Em comunicado, enviado às redações, a presidência do Conselho de Ministros indicou que a reunião está marcada para as 10h00, na residência oficial do primeiro-ministro.
Está prevista uma conferência de imprensa pelas 15h00.
A reunião, presidida por Luís Montenegro, poderá ser a última do Governo em plenitude de funções dado que o Parlamento debate na próxima terça-feira uma moção de confiança apresentada pelo Executivo minoritário PSD/CDS-PP, que tem chumbo anunciado, com os votos do PS e Chega.
A rejeição de um voto de confiança implica a demissão do Governo. O Presidente da República, face a este cenário, já antecipou que as datas possíveis para realizar Legislativas antecipadas o mais breve possível é em 11 ou 18 de maio.
A atual crise política teve início em fevereiro com a publicação de uma notícia, pelo Correio da Manhã, sobre a empresa familiar de Luís Montenegro, Spinumviva, detida à altura pelos filhos e pela mulher, com quem é casado em comunhão de adquiridos, - e que passou esta semana apenas para os filhos de ambos - levantando dúvidas sobre o cumprimento do regime de incompatibilidades e impedimentos dos titulares de cargos públicos e políticos.
Depois de mais de duas semanas de notícias - incluindo a do Expresso de que a empresa Solverde pagava uma avença mensal de 4.500 euros à Spinumviva - de duas moções de censura ao Governo, de Chega e PCP, ambas rejeitadas, e do anúncio do PS de que iria apresentar uma comissão de inquérito, o primeiro-ministro, Luís Montenegro, anunciou a 5 de março a apresentação de uma moção de confiança.
[Notícia atualizada às 15h19]
Leia Também: PS reúne Comissão Política Nacional na segunda-feira (véspera da moção)