A Polícia Marítima apreendeu 3,5 toneladas de amêijoa japonesa na zona da praia do Samouco, no concelho de Alcochete, na quarta-feira.
A apreensão ocorreu no âmbito de uma operação de fiscalização contra a apanha ilegal e comercialização de moluscos bivalves, de acordo com um comunicado da Autoridade Marítima Nacional (AMN).
“Durante esta ação, foram intercetadas e identificadas seis pessoas e apreendidas cerca de 3,5 toneladas de amêijoa japonesa e seis viaturas, como medida cautelar e meio de prova”, complementou.
As autoridades elaboraram os respetivos autos de notícia e a amêijoa foi destruída estar “imprópria para consumo”.
“Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), entidade que efetua o controlo de qualidade dos bivalves, o estatuto sanitário atribuído à amêijoa japonesa interdita a apanha para consumo face aos valores de contaminação encontrados nesta zona de produção de bivalves”, detalhou.
A ação foi levada a cabo através do Comando Regional do Centro, Comandos Locais de Lisboa, Setúbal, Sines e Cascais, da Unidade Central de Investigação Criminal (UCIC) e da Divisão de Análise e Informações Policiais (DAIP).
Leia Também: Idoso acusado de violência doméstica detido por resistência e coação