A Força Aérea Portuguesa realizou, nos últimos dias, dois resgates de passageiros de navios cruzeiros, que navegavam ao largo de Portugal e que pediram ajuda.
Uma das missões realizou-se na noite de terça-feira, 22 de abril, e foi levada a cabo pela tripulação de alerta na Base Aérea N.º 6, Montijo, do helicóptero EH-101 Merlin.
Neste caso, a Força Aérea resgatou um homem, de 81 anos, de uma embarcação que navegava a cerca de 289 km a noroeste do Montijo.
Sobre o estado de saúde do idoso não é adiantado mais pormenores, sabe-se apenas que precisava de assistência médica urgente.
Já o outro resgate decorreu no domingo de Páscoa, 20 de abril, ao largo dos Açores.
No seu site oficial, a Força Aérea conta que um paciente de 84 anos, de nacionalidade alemã, que se encontrava a bordo de um navio cruzeiro, a cerca de 235 quilómetros a oeste de Ponta Delgada, precisava de ajuda médica urgente, sem clarificar o seu estado de saúde.
O doente foi transportado, através do helicóptero EH101 Merlin, para o Hospital do Divino Espírito Santo, localizado na cidade de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, "onde recebeu os cuidados médicos necessários".
A missão, que durou quase 4h, foi conduzida pela Esquadra 752 Fénix. Antes, a tripulação já se encontrava empenhada no transporte de dois doentes entre a Base Aérea N.º 4, nas Lajes, e Ponta Delgada.
Leia Também: Resgatados dois tripulantes por razões médicas ao largo dos Açores