"Neste momento é ainda impossível prever quando estará normalizada a situação", avançou a REN, em comunicado, acrescentando que a operação de restabelecimento do serviço se reveste "de dificuldade acrescida por ser feita a partir de uma situação de vazio, isto é, sem o auxílio de energia proveniente de fontes de produção, ou de Espanha, onde também decorre uma complexa operação de restabelecimento do serviço".
Segundo a gestora do sistema elétrico nacional, "a reernegização do sistema elétrico nacional será feita gradualmente, com o acoplamento faseado dos diversos grupos eletroprodutores".
A REN garantiu que tem todos os seus recursos empenhados na recuperação da rede de abastecimento de energia a todo o país, em colaboração com as empresas produtoras e de distribuição e com a Rede Elétrica de Espanha.
Os dois países ibéricos estão a ser afetados por um corte maciço no fornecimento de energia, que se fez sentir em Portugal a partir das 11:33.
De acordo com a REN, "as autoridades e as empresas responsáveis pelo transporte de eletricidade de ambos os lados da fronteira continuam entretanto a analisar as causas do incidente desta manhã".
Leia Também: AO MINUTO: Pode falhar a água; Apagão "poderá ser prolongado"