Os avisos estão em vigor até às 18h00 de quarta-feira e têm por base as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A autoridade regional indica que o vento vai ser de oeste/noroeste "fresco a muito fresco (na ordem dos 50 quilómetros por hora), rodando para sudoeste a partir do início da manhã e aumentando para muito fresco a forte (entre os 50-62 quilómetros por hora) a partir da tarde".
A visibilidade no mar da Madeira vai ser "boa a moderada, por vezes fraca no final".
Quanto à ondulação, na costa norte as ondas vão ser de noroeste, aumentando até os 4,5 metros a partir do meio da manhã e podendo atingir os três a quatro metros na zona oeste da parte sul.
"Recomenda-se a toda a comunidade marítima e à população em geral para os cuidados a ter, tanto na preparação de uma ida para o mar, como quando estão no mar ou em zonas costeiras", insiste a capitania.
Reforçar a amarração e manter uma vigilância apertada das embarcações atracadas e fundeadas, evitar passeios junto ao mar ou em zonas expostas à agitação marítima e não praticar a atividade da pesca lúdica são algumas das recomendações.
Devido a esta situação meteorológica, a Porto Santo Line, concessionária da linha marítima entre as ilhas da Madeira e Porto Santo, que utiliza o navio Lobo Marinho, decidiu antecipar na quarta-feira para as 18h00 a viagem programada para as 21h30 com saída da denominada Ilha Dourada.
Quanto às viagens de 01 de maio, as viagens com saída prevista do Funchal às 08h00 e do Porto Santo às 20h00 "serão canceladas devido às más condições meteorológicas previstas para o Porto Santo", anuncia a concessionária na sua página oficial.
Para colmatar a situação, a Porto Santo Line apresenta como alternativas de viagens extra no dia seguinte (sexta-feira, 02 de maio) com saídas do Funchal às 08h00 e 19h00 e regressos do Porto Santo às 12h00 e 22h30.
Leia Também: Detido no Funchal com cocaína com "grau de pureza acima da média"