No âmbito do Dia Nacional da Luta Contra a Obesidade, que se assinala no dia 23 de maio, o grupo Lusíadas Saúde vai lançar um vídeo com dicas alimentares úteis para a confeção de receitas saudáveis.
Esta iniciativa conta com colaboração do chef José Avillez, da nutricionista clínica Ana Rita Lopes e da endocrinologista Joana Queirós e pretende alertar para os riscos da obesidade.
“É muito importante que os pais estejam mais atentos à alimentação das suas crianças, que procurem evitar fornecer-lhes alimentos calóricos, mas que na essência têm um valor nutricional muito fraco, como os refrigerantes, os chocolates ou os bolos, que em nada contribuem para a sua saúde e crescimento”, destaca Ana Rita Lopes, coordenadora da Unidade de Nutrição Clínica do Hospital Lusíadas Lisboa.
Sublinha que “mais do que fornecer informação, importa dar estratégias, apoiar, motivar e é isso que nós pretendemos com este vídeo”.
"A obesidade, já classificada como a epidemia do século, é uma doença eminentemente cultural e social que a Medicina sozinha não vai ser capaz de vencer. Toda a sociedade tem que colaborar”, esclarece Joana Queirós, endocrinologista do Hospital Lusíadas Porto.
“A abordagem multidisciplinar de que tanto se fala (endocrinologista, nutricionista, cirurgião, psiquiatra, psicólogo) tem que envolver também os pais, os professores, os políticos, os media”, destaca. E acrescenta que o mais importante é mesmo “a prevenção”. “Esse é, sem dúvida, o caminho a seguir”.
O vídeo estará disponível para visualização a partir do dia 23 de maio na página oficial e no Facebook do grupo Lusíadas Saúde.
Em Portugal, um milhão de pessoas são obesas e 3,5 milhões têm pré-obesidade. O excesso de peso, mais do que uma questão estética é um problema de saúde pública que pode dar origem a diversas doenças que se podem tornar crónicas ou mesmo fatais.