Associação apresenta manuais escolares em língua mirandesa

A associação Frauga e o Agrupamento de Escolas de Miranda do Douro (AEMD) apresentaram hoje duas novas publicações que serão usadas como material didático nas aulas de língua mirandesa dos estabelecimentos de ensino daquele concelho transmontano.

Notícia

© Global Imagens

Lusa
05/07/2016 10:50 ‧ 05/07/2016 por Lusa

País

Miranda do Douro

Segundo disse à agência Lusa o presidente da Frauga, Jorge Lourenço, os livros estão incluídos na coleção 'L Tenedor, L lhibrico da las cuontas II e L lhibrico de ls ditos dezideiros' ('O andarilho dos bebés, o livrinho das contas II e o livrinho dos adágios', no idioma mirandês).

"A publicação destes dois exemplares inserem-se na estratégia que a Frauga, através do Centro de Recursos e investigação Multidisciplinar do Museu Terra-Mater, vem desenvolvendo desde a sua criação em 1996 para promoção e divulgação da língua e cultura mirandesa, em parceria com diversas entidades", explicou.

Estes dois "manuais escolares", de uma coleção de seis, resultaram de uma recolha sobre a literatura oral mirandesa, realizado pelo autor Duarte Martins, professor de Mirandês no AEMD, em colaboração com ilustradores e designers.

As publicações em apreço contaram como o apoio do AEMD e da EDP, através do Programa Tradições Locais e Regionais 2015.

O ensino do mirandês nas escolas do concelho de Miranda do Douro, é ministrado como opção desde o ano letivo 1986/1987, por autorização do Ministério da Educação.

Mais de metades dos cerca de 800 alunos que frequentam o AEMD, desde o pré-escolar até ao 12 ano, escolheram língua mirandesa como disciplina de opção.

 

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas