Jaime Marta Soares deixou duras críticas ao desempenho do SIRESP. O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses disse na SIC Notícias que as falhas do SIRESP vão continuar. "Falhou hoje, falhou ontem, falhará amanhã. Falhará todos os dias", afirmou Jaime Marta Soares e acrescentou: "Não se dimensionou o SIRESP para que estivesse preparado de forma a que estivesse no patamar máximo para responder a todas as solicitações".
O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses disse que o primeiro-ministro deve conhecer as limitações do SIRESP, pois "sabe o que encomendaram".
Marta Soares questionou "a independência da comissão independente" e a ausência de um representante dos bombeiros nesta comissão.
"Questiono o porquê daqueles que estiveram no terreno, os bombeiros, não terem ninguém na Comissão Independente. É absolutamente inaceitável e injusto e não consigo entender porquê", sugerindo que os bombeiros ficaram sem representante na comissão "porque são exigentes, chamam a atenção de coisas que passam ao lado das outras pessoas, são incómodos".
Um mês depois da tragédia de Pedrógão Grande ainda não há um relatório sobre o que aconteceu, mas Marta Soares defende que é necessário tempo para ser feito "um estudo muito aprofundado de tudo. Não se pode fazer uma análise em cima do joelho".