No Dia Municipal do Ostomizado, Amarante estreia 'curta' sobre o tema
O Dia Municipal do Ostomizado, instituído em 2016 por Amarante, assinala-se na sexta-feira com a estreia de uma curta-metragem "inédita em Portugal" sobre o tema, avançou hoje a organização.
© iStock
País Sociedade
O filme intitula-se 'Condição - ostomia: viver em igualdade' e utiliza "uma animação inovadora e única", explicou Léa Pinheiro, presidente da Associação Nacional de Ostomizados, fundada em 2015, em Amarante.
"Esta curta-metragem é baseada numa história real. Conta um episódio entre um adulto ostomizado e uma criança", destacou, em declarações à Lusa.
O Dia Municipal do Ostomizado é uma organização conjunta daquela associação e da Câmara de Amarante.
À Lusa, a vereadora da Ação Social, Lucinda Fonseca, assinalou a importância daquela curta-metragem: "Quando conhecemos o projeto, percebemos o potencial e decidimos então incluir esta curta-metragem na campanha Amarante de Igual para Igual".
A autarca faz notar que se tem verificado, em termos gerais, o aumento das denúncias de 'bullying' nas escolas, frisando que aquele filme, realizado no concelho, pretende "alertar para esta realidade ainda muito escondida que afeta também cada vez mais crianças".
A presidente da Associação Nacional de Ostomizados reforça a importância daquela iniciativa, insistindo que se pretende "desmistificar esta condição, evitando que os meninos portadores de uma ostomia sejam vítimas de 'bullying' ou alvo de chacota".
O filme tem cerca de nove minutos, foi realizado por Diogo Cardoso, um jovem de Amarante formado em artes plásticas, e contou com o apoio de vários voluntários.
Na sexta-feira, o filme vai ser exibido às 15:00, na sessão de abertura da campanha "Amarante de Igual para Igual".
A campanha realiza-se pelo terceiro ano consecutivo e prolongar-se-á até 10 de dezembro.
Segundo a autarquia, a ação "promove a reflexão e o diálogo alargados a toda a sociedade civil para temas como a igualdade, a violência nas relações de intimidade e deficiência, entre outras.
No dia de abertura, será também inaugurada a exposição "Igualdade está na Rua", na Alameda Teixeira de Pascoaes, que consiste na decoração de uma moldura associada ao tema "de igual para igual", preparada por instituições do concelho ligadas à infância, deficiência e terceira idade, cuja mensagem será partilhada nas redes sociais.
Um ciclo de conversas, no dia 10 de novembro, com a colaboração da Ordem dos Psicólogos, subordinado ao tema "Conversas de Igual para Igual", para o qual está anunciada a participação de cerca de 400 pessoas, é outro ponto do programa destacado pela organização.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com