Luísa Paolinelli, deputada do PS Madeira, está em quarentena voluntária, em casa, depois de ter regressado de uma viagem a Itália, o país mais afectado, nesta fase, pelo novo coronavírus (Covid-19).
A socialista deu conta da sua decisão no Facebook, onde refere que hoje, terça-feira, é o primeiro dia de isolamento depois de ter chegado de Itália, país que está, a partir de hoje, totalmente em quarentena. Em solo italiano, recorde-se, o Covid-19 já infectou mais de nove mil pessoas, causando a morte a mais de 460.
"Apesar de ter estado na Toscana, tive de me deslocar a Bolonha, que fica na região confinante à Lombardia, na Emilia-Romanha. Assim, e seguindo o Plano de Contingência da ALRAM, aqui estou, ciente de colaborar na contenção de um vírus altamente contagioso e que requer tratamentos médicos extremamente exigentes do ponto de vista das estruturas hospitalares e dos especialistas", escreveu a deputada. "Não tenho qualquer sintoma, mas como nunca se sabe, estou em casa e aguardo abraços virtuais", acrescentou.
O Presidente da República, sublinhe-se, também decidiu cumprir o período de isolamento, depois de alunos de uma escola de Felgueiras, onde foi detetado um caso positivo, terem estado no Palácio de Belém na semana passada. Apesar de não apresentar sintomas, Marcelo foi sujeito ao teste, revelando-se o resultado negativo para o Covid-19.
Em Portugal, a Direção-Geral de Saúde confirma a existência de 41 casos positivos, encontrando-se a maior parte dos mesmos na zona Norte do país.