Mesmo sem sintomas, "seguimos a recomendação de ficarmos em casa"
Assunção Cristas está em casa com a família em isolamento social voluntário.
© Presidência da República
Política Assunção Cristas
Assunção Cristas está em isolamento social voluntário devido ao Covid-19, após ter estado em contacto com um amigo que está infetado com o vírus. Em declarações telefónicas à SIC Notícias, revelou que teve a iniciativa de ficar em casa com a sua família "por uma razão muito simples".
"Apesar de estar bem e de toda a minha família, felizmente, também estar bem, estivemos no fim de semana passado contacto com uma pessoa que hoje de manhã informou todos aqueles com quem tinha estado que está doente e que teve uma análise positiva ao coronavírus", começou por explicar em antena.
A ex-líder do CDS recordou que seguiu as "recomendações das entidades competentes e, portanto da Direção-Geral da Saúde", que referem que o "que se deve fazer neste momento é procurar não estar em contacto com outras pessoas".
Assunção Cristas está em casa com a família, sendo que a filha mais velha já estava em casa uma vez que a universidade que frequenta já tinha encerrado.
"Entendemos que tinha havido um contacto próximo durante várias horas e, por uma questão de cautela, e para que não sejamos nós agentes de transmissão, mesmo não tendo nenhum sintoma, seguimos a recomendação de ficarmos em casa durante duas semanas, a contar do momento do contacto", sublinhou.
A ex-presidente do CDS estava na sua "vida normal" quando o marido lhe telefonou a dizer o que se estava a passar. Cristas saiu da reunião da Câmara Municipal de Lisboa e confirmou que o que "deveria fazer era ir para casa".
Já fez os testes e está agora à espera dos resultados. Ficará em casa durante os 14 dias do período de quarentena, mesmo que as análises que fez sejam negativas, conforme é recomendado pela DGS.
De recordar que a ex-líder do CDS já tinha recorrido ao Facebook para dar conta da situação em que se encontra. Afirmando que "até ao momento" não tem quaisquer sintomas da doença, a democrata-cristã acrescentou que vai aguardar este tempo "com toda a serenidade".
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com