João Cotrim de Figueiredo esteve reunido, na manhã desta quarta-feira, com o primeiro-ministro para debater a reabertura dos estabelecimentos de ensino. O deputado do Iniciativa Liberal teve uma "troca de impressões francas" com Costa e diz-se "de acordo com as posições" apresentadas pelo Governo, sem as especificar.
Em declarações aos jornalistas, no final da reunião que teve lugar em São Bento, o parlamentar frisou ainda que "temos de nos habituar a viver com a ameaça do coronavírus durante meses" e este é "um período de tempo que não é possível viver em confinamento em absoluto e com as medidas mais restritivas que temos vivido".
A dificuldade, vincou, consiste em "saber quando e como relaxar essas medidas para retomar a economia". Este "cálculo difícil" terá de ser equilibrado entre os dados dos especialistas e a "coragem política para tomar as decisões". É nesta equação que se vai "basear a nossa capacidade de voltar tão depressa quanto possível ao normal".
Para terminar, o deputado destacou que "Portugal tem, no meio desta enorme crise, oportunidades" e "é bom aproveitá-las para planear o regresso à normalidade".
O primeiro-ministro recebe hoje os partidos com assento parlamentar e reunirá ainda com Chega, o Partido Ecologista Os Verdes, o PAN e o CDS-PP. Na parte da tarde, o primeiro-ministro reúne-se com o PCP, Bloco de Esquerda, PSD e PS.