"Centeno não reúne condições para ser nomeado governador do BdP"

Mariana Mortágua oficializa posição do Bloco de Esquerda sobre a possível nomeação do ex-ministro das Finanças ao cargo de governador do Banco de Portugal.

Notícia

© Global Imagens

Notícias Ao Minuto
15/06/2020 16:30 ‧ 15/06/2020 por Notícias Ao Minuto

Política

Banco de Portugal

Mariana Mortágua oficializou, esta segunda-feira, a posição do Bloco de Esquerda (BE) sobre a possível nomeação do ex-ministro das Finanças ao cargo de governador do Banco de Portugal (BdP).

De acordo com a deputada, "Mário Centeno não reúne as condições políticas para ser nomeado governador do Banco de Portugal e o primeiro-ministro não deverá nomeá-lo se a sua proposta não tiver o apoio maioritário no Parlamento".

Entende assim o BE, "esta devia ser uma regra legal, tornando-se uma escolha imperativa neste contexto", ou seja, "o Parlamento tem de ter uma voz vinculativa na escolha do próximo governador do Banco de Portugal, validando a escolha política feita pelo Governo".

"As recentes declarações do presidente do Novo Banco que já veio anunciar uma nova necessidade de injeção de dinheiros públicos nesta instituição reforça a posição que o Bloco tem defendido", lembrou Mariana Mortágua, acrescentando,  que "o Governo tem a obrigação de conhecer e divulgar os resultados da auditoria às contas do Novo Banco, antes de tomar qualquer outra posição desastrosa" no âmbito deste processo.

Contudo, Mariana Mortágua recusou colaborar para empatar ou apressar o processo legislativo em curso e disse que este não deve determinar os termos desta nomeação.

"Não será este processo legislativo a determinar os termos da substituição do atual governador do Banco de Portugal. Não iremos colaborar, portanto, para que este processo seja empatado nem para que seja apressado por meras razões de circunstância política", assegurou.

Leia Também: Catarina Martins diz que Banco de Portugal "não é mais um ministério"

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas