Esta resolução é subscrita pelos deputados socialistas Isabel Moreira, Maria Antónia Almeida Santos, Hortense Martins, Sara Velez, Alexandra Tavares de Moura, Susana Correia, Anabela Rodrigues, Paulo Marques, Francisco Rocha e Pedro Delgado Alves.
Segundo o PS, esta iniciativa legislativa "tem como objetivo incluir Portugal no grupo de mais de 40 países que já seguiram a recomendação" da Associação Mundial de Saúde Sexual (WAS) para que se comemore o dia mundial sobre este tema em 4 de setembro.
Pretende-se "promover uma maior consciência social da saúde sexual em todo o mundo, incentivando a discussão aberta sobre a sexualidade e promovendo o direito de as pessoas expressarem a sua sexualidade de maneira saudável e responsável", refere a bancada socialista.
O PS adianta que esta iniciativa conta com o apoio da Organização Mundial de Saúde e salienta em que em Portugal "há trabalho desenvolvido pela Comissão do Dia Mundial da Saúde Sexual da Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica (SPSC) referente ao ano de 2018".
Para este grupo de deputados socialistas, "os problemas e a promoção da saúde sexual são amplamente discutidos em todos os lugares e é reconhecido que Portugal, pela sua história de conquistas na área da saúde sexual e reprodutiva e no respeito pelos direitos sexuais, se posiciona de forma privilegiada para ser o primeiro país a reconhecer o dia mundial da saúde sexual".