Em declarações à Lusa, Miguel Viegas, de 52 anos, disse que a principal meta é "reforçar a posição da CDU na Assembleia Municipal e nas freguesias".
"Ao nível da Assembleia Municipal vamos tentar eleger o segundo deputado e o vereador [no executivo camarário] é talvez um objetivo mais longínquo, mas que naturalmente nós não enjeitamos", disse à Lusa o candidato.
Quando às Assembleias de Freguesias, Miguel Viegas diz que seria um bom resultado manter os três vogais na Glória e Vera-Cruz e em São Jacinto e recuperar o eleito em Esgueira.
Na apresentação pública da candidatura, que decorreu hoje ao final da tarde, o candidato defendeu a "urgência de uma mudança, tendo em conta falta de respostas gritantes que não foram dadas nem neste mandato, nem em mandatos anteriores".
O professor na Universidade de Aveiro e ex-deputado europeu denunciou a existência de um "completo desfasamento" da câmara liderada pelo PSD/CDS com "os grandes desafios do presente e do futuro", porque "apresenta-se a eleições com obras, como estradas, pavimentações, pontes, parques de estacionamento", tudo "à revelia das evidências científicas que apontam na direção oposta".
O cabeça de lista da CDU quer fazer deste concelho "uma referência na gestão sustentável", não só na sua vertente ambiental, mas também social e económica, e deixou algumas medidas que vai propor aos aveirenses, entre as quais a "reversão para o município" da rede pública de transportes de passageiros que a maioria PSD/CDS concessionou.
"Nós queremos encetar uma trajetória consistente de redução dos preços de transporte visando a sua gratuitidade no médio prazo", adiantou o candidato.
Outras medidas passam pela fixação de metas objetivas, que o candidato não quantificou, relativamente à circulação de automóveis na cidade, o aumento das áreas pedonais e a construção de uma rede de pistas cicláveis que seja coerente e que sirva a população, além da realização de um abrangente inquérito à população do concelho para conhecer melhor os hábitos e as expectativas em matéria de mobilidade.
A concelhia da CDU indicou que o engenheiro do ambiente David Silva, de 35 anos, será o candidato à Assembleia Municipal de Aveiro.
O executivo municipal de Aveiro é composto por seis eleitos da coligação PSD/CDS/PPM e três do PS.
O PSD e o CDS já anunciaram o apoio a uma recandidatura do atual presidente, Ribau Esteves, ao terceiro mandato, mas o autarca ainda não comunicou a sua decisão.
O PS vai recandidatar o vereador Manuel Oliveira de Sousa e o deputado na Assembleia da República Nelson Peralta volta a ser o candidato do BE, repetindo as candidaturas de 2013 e 2017.
As eleições autárquicas deverão realizar-se entre setembro e outubro de 2021.
Leia Também: Plano Municipal do Porto aprovado com votos contra do PS, BE, CDU e PAN