Meteorologia

  • 17 NOVEMBER 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 22º

Candidato do PAN quer incentivar a mobilidade sustentável em Sintra

O candidato do Pessoas-Animais-Natureza (PAN) à presidência da Câmara Municipal de Sintra, no distrito de Lisboa, nas próximas eleições autárquicas, Miguel Santos, quer incentivar a mobilidade sustentável e melhorar a qualidade de vida dos animais.

Candidato do PAN quer incentivar a mobilidade sustentável em Sintra
Notícias ao Minuto

15:37 - 25/08/21 por Lusa

Política Miguel Santos

Miguel Santos, de 64 anos, tem formação em engenharia mecânica e é deputado municipal do PAN na Assembleia Municipal de Sintra desde 2013.

Em declarações à agência Lusa, o cabeça de lista explicou que se candidata ao município para poder "projetar e executar medidas que melhorem as condições de vida" dos habitantes de Sintra.

"As nossas preocupações principais passam pela segurança e bem-estar das populações, o respeito pelos animais e seu bem-estar, bem como equilíbrio e preservação da natureza. Temos medidas que são da competência direta da Câmara Municipal de Sintra e outras que passam por instar e pressionar outras entidades, como é o caso do Governo", apontou.

Uma das prioridades do candidato é "melhorar a mobilidade sustentável" no concelho de Sintra, sendo uma das suas propostas a da criação de "eixos cicláveis" que liguem o município à Amadora, Odivelas e Lisboa.

"Queremos criar um conjunto de eixos cicláveis que permitam uma locomoção suave alternativa que possa de forma acoplada e coordenada com os municípios adjacentes, constituir uma alternativa suave viável ao domínio atual do automóvel", explicou.

Outra das prioridades do candidato é melhorar a qualidade de vida dos animais que vivem no concelho, defendendo para isso medidas como a construção de um hospital público veterinário, a criação de um provedor do animal e a substituição dos cavalos nas charretes turísticas por tração elétrica.

A instalação de câmaras de videovigilância nos percursos até às estações de comboio, a criação de estações de telemedicina nas juntas de freguesia e o reforço da ajuda e apoios ao setor das micro e pequenas empresas e comércio local são outras das propostas do candidato.

O atual executivo de Sintra é formado por cinco vereadores do PS (mais o presidente), dois do PSD, um da CDU e dois independentes.

Além de Miguel Santos, já foram anunciadas as candidaturas do atual presidente da Câmara, Basílio Horta (PS), do deputado Ricardo Batista Leita, que integra a coligação "Vamos Curar Sintra (PPD/PSD.CDS-PP.A.MPT.PDR.PPM.RIR), do investigador Bruno Góis (BE), do vereador Pedro Ventura (CDU), do gestor Paulo Carmona (Iniciativa Liberal), do arquiteto Nuno Afonso (Chega) e do ator Guilherme Leite (Nós, Cidadãos!).

As eleições para os cidadãos escolherem a configuração de executivos municipais, assembleias locais e juntas de freguesia estão marcadas para o dia 26 de setembro.

Em Portugal, há 308 municípios (278 no continente, 19 nos Açores e 11 na Madeira) e 3.092 juntas de freguesia (2.882 no continente, 156 nos Açores e 54 na Madeira).

Leia Também: Sintra aprova obras de reabilitação urbana no valor de 26 mil euros

Recomendados para si

;
Campo obrigatório