Porfírio Silva, deputado pelo PS, escreveu, nas redes sociais, um comentário sobre o chumbo de dois 'vices' do Chega na Assembleia da República, onde revela concordar com o chumbo do candidato do Chega, mas não vê "razão" para a IL não ter a sua "quota".
"Eleição dos Vice-presidentes da Assembleia da República. O candidato do protofascista não passou. Ainda bem. O candidato liberal também não passou - e isso acho mal, porque não concordo com a IL, mas não vejo razão para não terem a sua quota na condução dos trabalhos do parlamento", pode ler-se num post na rede social Facebook.
Porfírio vai mais longe e fala mesmo em "desorientação política em certas agremiações", referindo-se ao PSD, dizendo "o PS votou massivamente no candidato do PSD, porque, divergências à parte, entendemos que o PSD tem o seu papel a desempenhar na Casa da Democracia".
"Entretanto, o PSD acolhe os votos do PS aos seus candidatos, mas, no segredo da urna, encolhe-se e nega os seus votos aos candidatos do PS. E regozijam com a pública demonstração do seu umbiguismo", considera.
Numa reação no final das votações, na Assembleia da República, o líder parlamentar do PS, Eurico Brilhante Dias, referiu que "os jornalistas têm acesso aos resultados parciais das votações e não é difícil perceber qual foi o partido político que quis inviabilizar a candidatura do deputado João Cotrim Figueiredo".
Mais tarde, Rui Rio reagiu no Twitter. "Para o PS, perante o chumbo de dois candidatos numa mesma eleição, num caso é um resultado natural, no outro há culpados. Culpados ... de votarem".
Os candidatos indicados pelo Chega e pela Iniciativa Liberal Diogo Pacheco de Amorim e João Cotrim Figueiredo, respetivamente, falharam a eleição para o cargo de vice da Assembleia da República esta quinta-feira. Numa segunda votação, Gabriel Mithá Ribeiro (Chega) também foi rejeitado pelos deputados.
Foram eleitos apenas dois dos quatro candidatos a vice-presidente, Edite Estrela (PS) e Adão Silva (PSD).
Leia Também: Extrema-direita na mesa da AR? Deputados do BE e PSD trocam acusações