Já a pensar nas eleições autárquicas, a Inciativa Liberal usou as suas redes sociais para fazer uma consideração sobre aquilo que se passou na capital do país, nestas época festiva, na sequência da greve dos trabalhadores de higiene urbana.
"Lisboa está enterrada em lixo porque o Estado está a ser incompetente no cumprimento das suas funções", começa por escrever o partido liderado por Rui Rocha.
Segundo depois explica, "por lei a recolha do lixo é uma competência da Câmara. No entanto, devido à delegação de competências para as juntas de freguesia, há uma partilha de responsabilidades nesta matéria que está longe de ser eficaz, e um passa-culpas permanente", o que faz com que "na prática, existem 25 entidades políticas distintas a tratar do lixo em Lisboa ( CML + 24 Freguesias)".
️ ROTA DAS AUTÁRQUICAS
— Iniciativa Liberal (@LiberalPT) January 2, 2025
PÔR LISBOA A FUNCIONAR
Lisboa está enterrada em lixo porque o Estado está a ser incompetente no cumprimento das suas funções.
Por lei a recolha do lixo é uma competência da Câmara. No entanto, devido à delegação de competências para as juntas de… pic.twitter.com/IVY5RvmsJY
Exposta esta situação o partido apresenta aquela que é a sua proposta para resolver a situação: "A IL defende o fim destes Contratos de Delegação de Competências e a centralização da operação de Resíduos Urbanos, evoluindo para a empresarialização da higiene urbana com a criação de uma empresa municipal para o efeito, tal como acontece no Porto".
Recorde-se que os trabalhadores da higiene urbana no município de Lisboa estiveram desde 24 de dezembro até ontem em greve ao trabalho extraordinário, ao qual se juntou uma greve geral de dois dias, na passada quinta e sexta-feira.
Leia Também: Trabalhadores do lixo de Lisboa em greve até 2025