"O requerimento a solicitar a audição do responsável político pela Saúde e do responsável pelo hospital da Terceira foi enviado hoje à Comissão de Assuntos Sociais com caráter de urgência", adianta o Bloco de Esquerda (BE), num comunicado enviado às redações.
O Bloco solicita as audições no parlamento açoriano para que os responsáveis "prestem esclarecimentos" perante "a nomeação da esposa do presidente do conselho de administração do Hospital do Santo Espírito da Ilha Terceira para o cargo de diretora do Departamento de Gestão de Utentes".
"Este governo continua a demonstrar ser complacente com situações de clara falta de ética e de transparência", acusa o BE.
A par deste requerimento, o Bloco de Esquerda solicitou também ao Governo Regional, de coligação PSD/CDS-PP/PPM, o envio de cópia da ata da reunião "em que foi decidida a nomeação da esposa do presidente do Conselho de Administração para diretora do Departamento de Gestão de Utentes".
O Bloco de Esquerda lamenta "mais esta situação de promiscuidade e favorecimento que, no mínimo, viola os princípios éticos e de defesa do interesse público que devem nortear a atuação dos titulares de cargos públicos".
Em comunicado, o BE nos Açores diz que "uma situação muito semelhante", já tinha sido denunciada o ano passado pelo Bloco de Esquerda.
Segundo o partido, "ocorreu no Hospital de Ponta Delgada".
"Já sob a tutela do atual Governo, foi nomeado para diversos cargos o marido da presidente do conselho de administração e foi nomeada para diretora de um serviço a mulher do diretor clínico do hospital", descreve o BE.
Leia Também: PS questiona Governo dos Açores sobre reforço de verbas para freguesias