O presidente do Chega, André Ventura, anunciou, esta quinta-feira, no Twitter, que pediu ao presidente da Assembleia da República um debate de urgência, com a presença do Governo, para discutir a atual situação vivida no país devido aos incêndios.
"Se o país está a arder, o Parlamento não pode olhar para o lado. Seja sexta, sábado ou domingo, estamos aqui para trabalhar. O CHEGA usou o seu direito regimental para pedir um debate de urgência com o Governo ,amanhã, sobre os incêndios", escreveu André Ventura na legenda de um vídeo divulgado naquela rede social.
No referido vídeo, André Ventura fala em "desorganização e falta de coordenação" entre instituições públicas, Proteção Civil e instituições governativas, numa altura em que "o país, ou grande parte do país", está "a arder". Desta forma, o Chega entende que o Governo deve dar explicações com "urgência" e revela que pediu que este debate se realize amanhã, sexta-feira.
"O Governo deve explicações e deve fazê-lo com urgência necessária, não na próxima semana, mas amanhã", refere, indicando ainda que o Executivo deve falar sobre a sua atuação e sobre o que "podia ter sido evitado".
"O Parlamento tem que discutir o que está a acontecer no país, não se pode prender a calendários fixos, nem a suspensões de trabalho fictícias. O Parlamento tem o mesmo horário que todo o país", completa.
Se o país está a arder, o Parlamento não pode olhar para o lado. Seja sexta, sábado ou domingo, estamos aqui para trabalhar. O CHEGA usou o seu direito regimental para pedir um debate de urgência com o Governo ,amanhã, sobre os incêndios! pic.twitter.com/YSMhzuixx6
— André Ventura (@AndreCVentura) July 14, 2022
[Notícia atualizada às 19h45]
Leia Também: Chamas já terão consumido 600 hectares em Amarante e Baião