Se as eleições Legislativas fossem hoje, a Aliança Democrática (AD) voltaria a ganhar, embora sem maioria (à semelhança do ato eleitoral de março passado), segundo uma sondagem da Pitagórica para a TSF, JN, TVI e CNN Portugal.
A sondagem revela que a coligação no Governo regista 32,9% das intenções de voto, acima dos resultados obtidos em março. Segue-se o Partido Socialista (PS), com 26,9%, abaixo dos 28% obtidos nas Legislativas.
Em terceiro lugar nas intenções de voto surge o Chega, com 16,3%, o que também mostra uma tendência de queda. O partido registou 18,1% dos votos nas legislativas de 2024.
Já em quarto lugar está a Iniciativa Liberal (IL), com 5,7%, segue-se o Bloco de Esquerda (BE) com 4,3%, a CDU com 4%, o Livre com 3,1% e o PAN, com 1,4%.
Atuação do Governo com nota positiva e Montenegro com boa avaliação
A sondagem mediu ainda a atuação do atual Governo. Dos inquiridos, 62% aprovam a atuação do Executivo de Luís Montenegro, contra 32% que não aprovam. Além disso, também o primeiro-ministro conseguiu uma avaliação positiva e é o político com melhor avaliação na sondagem - 53% dão-lhe uma avaliação positiva e 48% negativa.
O mesmo não acontece ao olhar para a oposição. 59% dos inquiridos deu uma avaliação negativa ao secretário-geral do PS, Pedro Nuno Santos, contra 31% na avaliação positiva. Os números pioram para André Ventura. O líder do Chega obteve 69% de avaliação negativa, contra 26% de avaliação positiva.
Leia Também: Sondagem: Gouveia e Melo é o preferido dos portugueses para Presidente