O primeiro-ministro, António Costa, agendou para sábado um Conselho de Ministros informal para preparar o próximo Orçamento do Estado e o novo pacote de medidas para apoiar o rendimento das famílias e a atividade das empresas, anunciado pelo próprio durante o debate do Estado da Nação na quarta-feira.
De acordo com a edição desta sexta-feira do Expresso, a ideia não é apenas prolongar o cabaz alimentar de 60 euros, que está em vigor até agosto, mas estabelecer medidas de caráter mais estrutural.
Recorde-se que, na quarta-feira, Costa anunciou que o Governo vai lançar um "novo pacote de medidas" em setembro para responder à aceleração da taxa de inflação, mas não detalhou que medidas eram essas.
O encontro servirá ainda, segundo a mesma publicação, para o Governo marcar uma posição e dar um novo arranque ao Executivo.
Este será o terceiro Conselho de Ministros desta semana. O primeiro aconteceu na terça-feira e serviu para aprovar um diploma que cria condições de estabilização das equipas médicas das urgências dos hospitais e que prevê um regime remuneratório para o trabalho suplementar. Foi ainda aprovado um outro decreto-lei, referente ao acordo a assinar com a Associação Nacional de Municípios.
No segundo, esta quinta-feira, foi aprovado um "Simplex" para o ambiente que prevê o fim da avaliação de impacto ambiental para a modernização de linhas férreas ou projetos de loteamento e a dispensa do licenciamento para a reutilização de esgotos tratados.
Leia Também: Governo altera regras com 500 vagas de estágios na administração pública