Cravinho visita Albânia e Macedónia do Norte para "reafirmar" adesão à UE
O objetivo passa por "reafirmar o compromisso de Portugal com as referidas perspetivas de adesão" à União Europeia.
© Getty Images
Política Diplomacia
O ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, estará em deslocação oficial à Albânia e à Macedónia do Norte na segunda e na terça-feira, respetivamente, naquele que é descrito pelo seu gabinete como um "momento determinante para a política externa dos dois países".
"Numa altura em que se registam importantes avanços no processo de negociação de adesão da Albânia e da Macedónia do Norte à União Europeia (UE), o ministro português pretende, com esta viagem a Tirana e Skopje, reafirmar o compromisso de Portugal com as referidas perspetivas de adesão", indica o comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.
Nessa linha, João Gomes Cravinho estará, na segunda-feira, em Tirana, onde tem encontro marcado a sua homóloga albanesa, Olta Xhaçka, com a porta-voz do Parlamento, Lindita Nikolla, e com o Negociador Principal para a Adesão da Albânia à UE.
Por sua vez, na terça-feira, o ministro reunir-se-á em Skopje com o presidente da República da Macedónia do Norte, Stevo Pendarovski, com o primeiro-ministro, Dimitar Kovacevski, com o seu homólogo macedónio, Bujar Osmani, e, por fim, com o vice-primeiro-ministro responsável pelos Assuntos Europeus, Bojan Marichikj.
Recorde-se que, a 19 de julho, a UE lançou as negociações de adesão com Macedónia do Norte e Albânia, tendo o "momento histórico" sido assinalado numa cerimónia na Comissão Europeia, com a presidente Ursula Von der Leyen e os primeiros-ministros dos dois países candidatos.
A abertura das negociações, que Skopje e Tirana há muito aguardavam, ocorre depois de a Macedónia do Norte ter assinado um protocolo bilateral com a Bulgária, que permitiu desbloquear um longo impasse que afetava também a Albânia, tendo os 27 dado na segunda-feira 'luz verde' para a celebração das primeiras reuniões intergovernamentais, que lançaram oficialmente as negociações.
A Macedónia do Norte estava bloqueada desde 2005 na antecâmara da UE, devido ao veto da Grécia até 2018, e ao bloqueio do dossier pela Bulgária em 2020, devido a divergências históricas e culturais.
Leia Também: UE abre negociações de adesão com Macedónia do Norte e Albânia
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com