Paulo Raimundo? "Espero" que tire PCP "do buraco em que se enfiou"

Ana Gomes elogiou Jerónimo de Sousa e deixou um desejo para a liderança futura de Paulo Raimundo no PCP.

Notícia

© Getty Images

Carmen Guilherme
07/11/2022 08:19 ‧ 07/11/2022 por Carmen Guilherme

Política

Ana Gomes

Ana Gomes considerou que Jerónimo de Sousa, que se prepara para abandonar a liderança do PCP, foi "decisivo" para que houvesse 'Geringonça', e disse esperar que o novo secretário-geral "tenha capacidade" para tirar o partido "do buraco em que se enfiou". 

A antiga eurodeputada aproveitou o seu habitual espaço de comentário na SIC Notícias, este domingo, para deixar uma nota de "simpatia" e os seus "melhores desejos" a Jerónimo de Sousa.

"Eu acho que [Jerónimo de Sousa] teve um papel importante, não só nestes anos todos à frente do PCP, mas até no quebrar daquele tabu que havia de coligações à esquerda. Ele foi decisivo para que houvesse a 'Geringonça'", começou por dizer.

"Tudo de melhor para ele na sua nova vida, sem as funções de secretário-geral do PCP", acrescentou. 

Ana Gomes acabou ainda por considerar que o PCP se "enfiou" num "buraco" devido à sua posição quanto à guerra na Ucrânia, admitindo que espera que Paulo Raimundo, que assumirá a liderança do partido, inverta esta situação.

"Quanto ao novo secretário-geral, eu não o conheço de todo, como muitos portugueses, e só espero que tenha a capacidade, a sageza, de conseguir tirar o PCP do buraco em que se enfiou com a posição inacreditável e indefensável em relação à Ucrânia", rematou.

Recorde-se que foi no sábado que o PCP anunciou que Jerónimo de Sousa, de 75 anos, irá deixar a liderança do partido, após 18 anos no cargo. Será Paulo Raimundo a substitui-lo como secretário-geral do PCP e no Parlamento, do qual também de despede. O seu lugar como deputado deverá ser ocupado por Duarte Alves. 

Leia Também: Jerónimo diz 'adeus' à liderança do PCP e à AR "de consciência tranquila"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas