A abertura da reunião magna dos liberais foi antecipada meia hora, para as 09:00, mas só acabaria por iniciar-se pelas 10:05, depois de os trabalhos de sábado terem terminado cerca das 01:00 no sábado e de ter transitado para hoje o ponto de apresentação e debate das listas candidatas ao Conselho Nacional, Conselho de Jurisdição e Conselho de Fiscalização.
Carla Castro chegou ao Centro de Congressos de Lisboa cerca das 09:00, seguida em cerca de dez minutos pelo candidato Rui Rocha, apoiado pelo presidente cessante, João Cotrim Figueiredo, que o saudou com um abraço à chegada.
O candidato José Cardoso foi o primeiro a chegar, ainda antes das 09:00.
Tanto a entrada de Carla Castro como a de Rui Rocha na nave central do centro de congressos foi acompanhada de aplausos.
Os 2.300 membros inscritos na convenção votam hoje de forma eletrónica para escolher o seu novo líder, na primeira vez que a IL tem umas eleições internas com mais do que uma lista à comissão executiva, um calendário eleitoral antecipado provocado pela decisão de João Cotrim Figueiredo não concluir o seu mandato.
A divisão e a incerteza quanto ao desfecho destas eleições foram notórias ao longo do primeiro dia, tendo em conta a reação da sala aos diferentes discursos de Carla Castro e de Rui Rocha e dos apoiantes de ambas as listas.
Leia Também: IL. Carla Castro continuará no Parlamento "seja qual for" o vencedor