O PCP vai 'arrancar' as suas jornadas parlamentares com uma viagem de comboio entre o Pragal e Beja, durante a qual os deputados comunistas Paula Santos e Bruno Dias vão conversar com utentes e trabalhadores sobre "o plano nacional da ferrovia e os investimentos que são necessários realizar".
Após a chegada do comboio a Beja, prevista para as 09:30, a sessão de abertura das jornadas parlamentares está marcada para as 11:30, no Beja Parque Hotel, com intervenções do secretário-geral do PCP, Paulo Raimundo, e da líder parlamentar do partido, Paula Santos.
Depois, entre segunda e terça-feira, os deputados do PCP terão iniciativas em vários concelhos do distrito, como uma reunião com a administração do Hospital de Beja, uma visita às "obras inacabadas da IP8, em Figueira dos Cavaleiros", ou um encontro com a direção da Cáritas de Beja sobre a imigração na região.
"Iremos contactar com os trabalhadores e abordar os direitos dos trabalhadores, os investimentos nas acessibilidades e mobilidade, no plano da ferrovia, na rodovia, em particular com o IP8, mas também abordar as questões relacionadas com o importante investimento e potencialidades que tem o aeroporto de Beja, [a questão] da saúde, com a visita ao hospital, [e da] cultura, com contactos com as estruturas culturais do distrito de Beja", salientou Paula Santos em declarações aos jornalistas no parlamento.
No geral, segundo adiantou a líder parlamentar, durante estas jornadas parlamentares vão ser abordadas as questões relacionadas com os "direitos laborais, sociais e culturais", mas também com a "produção nacional e o emprego".
"O distrito de Beja é um distrito com diversas potencialidades nos setores produtivos, no património cultura, com uma grande riqueza nas suas gentes e nos seus trabalhadores, mas é também um distrito que tem sofrido muito com as consequências da política de direita de sucessivos governos", frisou.
Segundo a líder parlamentar, essas consequências têm-se refletido "no despovoamento", "no desinvestimento nas infraestruturas, em particular nas acessibilidades, na mobilidade, mas também nos serviços públicos".
Na terça-feira, as jornada parlamentares deverão terminar às 14:30, com uma conferência de imprensa de Paula Santos de apresentação das conclusões.
Estas são as primeiras jornadas parlamentares do PCP desde que Paulo Raimundo tomou posse como secretário-geral do partido, em novembro de 2022, substituindo Jerónimo de Sousa, que ocupava o cargo desde 2004.
As últimas jornadas parlamentares do PCP decorreram entre 27 e 28 de junho de 2022, no distrito de Setúbal, sob o mote "Travar o aumento de preços, valorizar salários e pensões, promover a produção nacional".
Leia Também: PCP apela a "mobilização" de sindicatos e profissionais na defesa do SNS