Numa nota de imprensa, a deputada social-democrata Susana Soares, eleita pelas Flores, disse que o projeto a realizar pela Eletricidade dos Açores (EDA), orçado em 6,5 milhões de euros, "permitirá aumentar em cerca de 34,3% a quota de energia renovável, com o objetivo de atingir 86,74%".
Para a parlamentar, o investimento, reconhecido como de interesse regional, "refletirá a independência energética das Flores, que se afirma cada vez mais como um destino sustentável, constituindo um exemplo para o resto do mundo".
Sublinhando a aposta do Governo Regional pela instalação de Sistemas de Armazenamento de Energia (baterias) e de Gestão da rede elétrica da ilha das Flores, a deputada realçou ser um projeto de "uma grande importância estratégica para a região e um contributo sem precedentes para a autonomia energética da ilha das Flores, em relação aos combustíveis fósseis".
Trata-se "de um passo decisivo naquele que deve ser o rumo ambiental da região, designadamente na produção de energias limpas e na respetiva valorização dos recursos naturais que em tanto enriquecem as nossas ilhas", refere ainda a deputada, citada na nota de imprensa.
Susana Soares acrescenta que "a implementação de um sistema de armazenamento de energia, a par da prestação de serviços de sistema à rede, garante uma maior flexibilidade à gestão de energia, bem como a respetiva segurança e qualidade de abastecimento nas Flores".
"O Governo Regional prossegue com a Estratégia Açoriana para a Energia 2030, alinhada com as políticas nacionais e europeias, enquadrada no Plano de Recuperação e Resiliência", lê-se ainda na nota de imprensa.
Leia Também: Governo dos Açores freta navio para abastecer Flores na próxima semana