PSD/Terceira diz que ilha terá reforço de voos em 2023

O PSD/Terceira acusou hoje o PS de estar "alheado da realidade", alegando que a Terceira foi a ilha que mais cresceu no turismo em 2022 e que já foi anunciado um reforço de ligações áreas para 2023.

Notícia

© TopAtlântico 

Lusa
16/02/2023 16:48 ‧ 16/02/2023 por Lusa

Política

Terceira

O PS "está tão alheado da realidade, que consegue criticar a política de turismo do Governo Regional na mesma semana em que são conhecidos os números recorde do turismo na Terceira", acusou a vice-presidente do PSD/Terceira, Mónica Seidi, citada em comunicado de imprensa.

O PS/Terceira manifestou-se hoje preocupado a redução de cinco voos semanais para a ilha (dois de Lisboa e dois de Londres), acusando o Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) de "incapacidade e ausência de estratégia".

"Depois da redução dos dois voos semanais que ligavam Londres à Terceira no período do verão IATA, operados pela Ryanair e pela British Airways, não param as más notícias para o setor turístico, com a Ryanair a reduzir de sete para quatro as frequências semanais na rota Lisboa/Terceira, em contraciclo com a estratégia desta companhia que anunciou um aumento generalizado do número de rotas e de voos em Portugal. A ilha Terceira perdeu cinco voos semanais", adiantou a estrutura socialista em comunicado de imprensa.

Em reação, a vice-presidente do PSD/Terceira, Mónica Seidi, lembrou que a ilha "foi a que mais cresceu nos indicadores do turismo na região, em 2022", defendendo que esse aumento foi "fruto da aposta do Governo Regional, das autarquias locais e das demais entidades públicas e privadas".

"Esses dados desmentem todas as afirmações do PS, já que 2022 foi, de forma clara e inequívoca, o melhor ano para o setor, na Terceira e nos Açores, ultrapassando todos os recordes alcançados em 2019", frisou, citada em comunicado de imprensa.

Mónica Seidi salientou que, em 2022, a Terceira "registou o maior crescimento nas dormidas em estabelecimentos hoteleiros (78,6%) e alojamento local (84,6%)", contabilizou "mais de 800 mil passageiros em trânsito na Aerogare Civil das Lajes" e movimentou "mais de 28 mil passageiros em navios de cruzeiros no Porto da Praia da Vitória".

"Criticam resultados que nunca foram alcançados em 24 anos de governação socialista e que hoje beneficiam a ilha e a região, no seu todo", criticou.

A vice-presidente do PSD/Terceira lembrou, por outro lado, que foi anunciado, esta semana, no parlamento açoriano, o reforço de quatro ligações semanais da SATA-Air Açores, para o próximo verão, e o reforço da operação da Azores Airlines nas rotas para a América do Norte (Oakland, Boston, Nova Iorque, Toronto e Montreal).

Destacou ainda o "reforço de investimento público previsto para a Aerogare Civil das Lajes de cerca de 23%", que prevê "a criação de uma nova porta de embarque naquela infraestrutura e um estudo para aferir da ampliação do espaço para o estacionamento de aeronaves".

"Na ânsia da crítica pela crítica ao Governo Regional, o que o Partido Socialista faz é atacar e criticar o trabalho dos agentes turísticos da Terceira, da sua hotelaria e alojamento local, da sua restauração, das atividades marítimo-turísticas, de tantos empresários e trabalhadores que são igualmente responsáveis por estes bons resultados", rematou.

Leia Também: PS/Terceira preocupado com redução de cinco voos semanais para a ilha

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas