Vídeo? "Mais altas figuras do Estado" com comportamento "próprio de café"
Iniciativa Liberal fala em "comportamento indigno" e diz que vídeo "representa de facto um sistema velho e cansado". Rui Rocha defende que Augusto Santos Silva deve "um pedidos de desculpas aos portugueses".
© Getty Images
Política IL
O líder da Iniciativa Liberal (IL) reagiu, esta quinta-feira, em conferência de imprensa, ao vídeo que mostra uma conversa entre o presidente da Assembleia da República, o primeiro-ministro e o chefe de Estado no Parlamento. Para Rui Rocha, no diálogo, que visa o partido, "as mais altas figuras do Estado" apresentam um comportamento "mais próprio de um café".
"As mais altas figuras do estado português apresentam um comportamento que será mais próprio de um café do que propriamente da Assembleia da República", começou por referir Rui Rocha, em declarações aos jornalistas na Assembleia da República.
Na ótica de Rui Rocha, o vídeo, no qual são "dirigidas algumas palavras à Iniciativa Liberal" revela um "comportamento indigno", nomeadamente do presidente da Assembleia da República, e que "se enquadra num conjunto de outros comportamentos" a que se tem vindo a assistir e que "contribuem para a degradação do sistema político português".
"Não se trata aqui, também queria sublinhá-lo, do facto de a Iniciativa Liberal se sentir ofendida por estas palavras", ressalvou o liberal, acrescentando que a IL "não se deixa ofender, obviamente, por quem tem um percurso longo de vida ao lado de José Sócrates".
"Se tivéssemos a falar de integridade política, obviamente, quem esteve ao lado de José Sócrates nunca viu, nunca soube, não pediu sequer desculpas aos portugueses em função daquilo que foram as consequências da governação de José Sócrates. Não tem de facto qualificação para vir falar de integridade à Iniciativa Liberal", apontou.
Já sobre o facto de Santos Silva ter defendido que não falou em "falta de integridade", mas sim "falta de maturidade política", Rui Rocha atirou: "Eu diria que aquele vídeo representa de facto um sistema velho e cansado e, portanto, a Iniciativa Liberal não aceita também, nem recebe lições de maturidade, de quem contribui claramente e tem contribuído ao longo de muitos anos para a degradação do sistema político português".
"Eu diria que quem é uma fruta passada, para quem é uma fruta fora de prazo, todas as outras frutas parecem ainda não suficientemente maduras", acrescentou.
O líder liberal acusou ainda Santos Silva de usar as suas funções "para promover a sua própria agenda política", algo que descreveu como "absolutamente inaceitável"
"A Iniciativa Liberal denunciará sempre esse aproveitamento político", defendeu. "Nós não aceitamos que quem não consegue gerir, por exemplo, as sessões com a autoridade que devia imprimir, depois venha refugiar-se na sua autoridade formal, de forma oportunista, para promover as suas próprias ambições politicas", reiterou.
Desta forma, Rui Rocha considerou, tal como já havia feito na quarta-feira à noite, que Santos Silva deve "um pedido de desculpas aos portugueses", naquilo que deve ser também uma retratação "ao sistema político e ao péssimo espetáculo que estas conversas de café, somadas a tantos outros episódios de degradação das instituições representam".
"Tem de dirigir-se aos portugueses e dizer, ele próprio, que [aquela] não é uma conduta aceitável de quem é a segunda figura do Estado e tem uma particular responsabilidade na condução da vida democrática", disse.
O líder da IL informou ainda que, como Santos Silva não fez ainda nenhuma retratação pública, o partido irá confrontá-lo esta tarde, no início da sessão plenária.
Interrogado sobre se não tem nada a dizer em relação ao Presidente da República, que também aparece no vídeo, Rui Rocha recordou a audiência "amistosa e cordial" que teve com Marcelo Rebelo de Sousa, na segunda-feira, e na qual não houve "nenhum tipo de comentário" sobre a postura que a IL iria assumir na sessão com Lula.
"Quero acreditar que, nesse caso, não se trata de uma adesão àquilo que foi dito, trata-se de um momento menos feliz. Temos a responsabilidade de ser contundentes com quem tem responsabilidades em determinadas circunstâncias, mas também não devemos tornar isto num momento incendiário da vida política", rematou.
De sublinhar que em causa está um vídeo, divulgado pelo Observador, que mostra uma conversa que se seguiu à sessão de boas-vindas a Lula da Silva, já depois do 'ralhete' de Santos Silva ao Chega, que levou a cabo um protesto contra o presidente do Brasil.
Nas imagens, Santos Silva diz que "aquilo que a Iniciativa Liberal decidiu fazer [na sessão com Lula da Silva] não é nada" porque "há sempre quem faça pior". O Observador chegou a escrever que o líder do Parlamento falou também em "falta de integridade política" - algo que Santos Silva já negou numa nota na qual também lamentou a divulgação de "uma conversa informal e privada" com António Costa e Marcelo.
[Notícia atualizada às 13h14]
Leia Também: Após polémica com IL, AR TV apaga vídeo de conversa de Santos Silva
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com