Deputados únicos vão ter mais direitos, mas aquém do proposto pelo PS

Os deputados únicos vão ver os seus direitos reforçados na revisão do Regimento da Assembleia da República, com mais agendamentos comuns e obrigatórios, mas aquém do que pretendia o PS.

Notícia

© Global Imagens

Lusa
14/07/2023 19:53 ‧ 14/07/2023 por Lusa

Política

Assembleia da República

Na reunião do grupo de trabalho que está a rever este texto há mais de um texto, as votações das normas relativas aos deputados únicos representantes de partido (DURP) decorreram sem a presença dos deputados do PAN e do Livre, bem como da IL e do BE.

O coordenador do grupo de trabalho, o socialista Pedro Delgado Alves, ainda propôs o adiamento da votação destas normas para terça-feira, antes da reunião da Comissão de Assuntos Constitucionais onde terão de ser confirmadas as votações indiciárias de hoje, mas PSD, Chega e PCP opuseram-se.

De forma genérica, se as votações de hoje forem confirmadas em comissão e plenário, os DURP passarão a dispor de 14 agendamentos comuns por legislatura, num máximo de quatro por sessão legislativa (atualmente, de forma informal, tinham três), norma aprovada com a abstenção do PS.

A proposta inicial do PS passava por prever para os DURP cinco agendamentos por sessão legislativa, aumentar de cinco para seis as declarações políticas por sessão e fixar dois debates de urgência e outros dois de atualidade por legislatura.

Na versão hoje aprovada, os DURP mantêm as cinco declarações políticas por sessão legislativa e terão direito a um debate de atualidade e outro de urgência por legislatura, ficando expresso no Regimento o seu direito a participar na conferência de líderes.

Na semana passada, o PSD já tinha manifestado "sérias reservas" à proposta do PS para os deputados únicos e hoje alertou que essa matéria poderia condicionar o seu sentido de voto final.

As votações indiciárias do grupo de trabalho de hoje terão de ser confirmadas na Comissão de Assuntos Constitucionais marcada para as 09:30 de terça-feira e, depois, no último plenário de votações antes das férias, na quarta-feira.

Leia Também: Aprovado regresso dos debates quinzenais com Costa em grupo de trabalho

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas