Discurso do Papa "bastante político". "Tocou em pontos cruciais"

O presidente do Partido Social Democrata (PSD), Luís Montenegro, reagiu, esta quarta-feira, ao discurso do sumo Pontífice no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.

Notícia

© Pedro Correia / Global Imagens

Notícias ao Minuto
02/08/2023 14:38 ‧ 02/08/2023 por Notícias ao Minuto

Política

Luís Montenegro

O presidente do Partido Social Democrata (PSD), reagiu, esta quarta-feira, ao discurso do Sumo Pontífice, referindo que os assuntos trazidos foram "mensagens de inspiração".

"Acho que foi um discurso bastante político que tocou em vários pontos que são hoje cruciais da agenda política, da agenda europeia, da agenda global", afirmou Luís Montenegro, em declarações à saída do Centro Cultural de Belém, em Lisboa, acrescentando que foi "muito centrado num pragmatismo de quem olha para esses problemas e incita o poder político a encontrar soluções".

Na ótica do presidente do PSD, "foi muito mais politico" do que tinha "como expetativa inicial".

O social democrata afirmou ainda, sobre a Jornada Mundial da Juventude, que o importante é que as pessoas se concentrem naquilo que "é efetivamente uma jornada de grande valia do ponto de vista humano, do ponto de vista da dimensão espiritual, de reflexão, que a todos cabe e aos jovens que vão construindo o nosso futuro".

"Evidentemente que numa grande organização há sempre uma ou outra coisa que corre menos bem mas o fundamental é aquilo que corre bem", sublinhou.

O Papa, o primeiro peregrino a inscrever-se na JMJ, chegou a Portugal hoje de manhã e, além da passagem por Lisboa, para a Jornada Mundial da Juventude, até domingo, tem prevista também uma visita de duas horas ao Santuário de Fátima no sábado, para rezar pela paz e pelo fim da guerra na Ucrânia.

No seu primeiro discurso no país, aplaudido várias vezes, antecedido pelo do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o chefe de Estado do Vaticano considerou que a Europa poderá "trazer, para o cenário internacional, a sua originalidade específica".

Mais de um milhão de pessoas são esperadas em Lisboa até domingo para a JMJ, considerado o maior acontecimento da Igreja Católica.

Leia Também: Papa diz que jovens na JMJ desafiam à realização de "sonhos de bem"

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas