Do "amor de verão" à "arrogância" de Costa (e à TAP). Eis o debate do OE
O Parlamento iniciou hoje dois dias de debate na generalidade da proposta do Governo de Orçamento do Estado para 2024, que tem aprovação garantida pela maioria absoluta socialista e votos contra do PSD, Chega, IL, PCP e BE.
© Horacio Villalobos#Corbis/Corbis via Getty Image
Ao Minuto Política Orçamento do Estado
A votação na generalidade da proposta de Orçamento do Estado para 2024 arrancou esta segunda-feira e estende-se até à tarde de amanhã, terça-feira.
O primeiro-ministro abriu o debate e as suas intervenções ficaram marcadas pelas críticas à oposição. António Costa acusou o PSD de ter apresentado, em agosto, uma proposta de descida do IRS para 2024 e de rapidamente a ter esquecido, "como a juventude com os amores de verão", enterrando-a na areia.
Entre as críticas aos aumentos de impostos, designadamente através do aumento do Imposto Único de Circulação (IUC), as crises vividas na Saúde, Educação e Habitação, o PCP focou-se no tema que trouxe a novidade, ao questionar Costa sobre a privatização da TAP. O chefe de Governo garantiu que, se o 'hub' de Lisboa e a "função estratégica" da TAP não forem assegurados, a privatização da companhia aérea não avançará.
Recorde todo o debate aqui (e consulte as intervenções abaixo).
DESTAQUES
EM DIRETO
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com